Tubarão em Movimento: dados e curiosidades sobre os ciclistas da Cidade Azul

Visando a melhoria da mobilidade da população tubaronense, o Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão (PlanMob) segue executado, e diversos estudos realizados na cidade já foram apresentados. Entretanto, para a execução do plano e melhoria da mobilidade tubaronense, são fundamentais as opiniões e sugestões dos cidadãos sobre o trânsito e mobilidade do município.

Por isso, semanalmente, a série de reportagens “Tubarão em Movimento” traz curiosidades e levantamentos feitos pela empresa Tecnotran, responsável pela execução do PlanMob de Tubarão, sobre o assunto. Tais dados foram apresentados inclusive em audiência pública no município, mas reforça-se a participação de todos os tubaronenses para o mesmo.

Dando sequência a série, a temática desta quinta-feira (4) trata sobre os ciclistas de Tubarão. A Tecnotran entrevistou 80 ciclistas em seis pontos diferentes da cidade. Os pontos foram. Praça Sete de Setembro, Rua Altamiro Guimarães, praça na Rua Sílvio Cargnin no bairro Oficinas (em frente à antiga Love Store), calçadão da Rua São Manuel, no Centro, Av. Pres. Getúlio Vargas (popular Beira-Rio) e nas imediações da Universidade do Sul de Santa Catarina, no bairro Dehon.

Sobre os dias preferidos para pedalar em Tubarão, a maioria dos ciclistas (23,8%) declarou gostar de andar de bicicleta as sextas-feiras. Cerca de 20% dos entrevistados afirmaram preferir pedalar aos fins de semana. Sobre os motivos pelos quis usam do meio de transporte, a maioria dos entrevistados (42,5%) informou utilizar a bicicleta por conta da economia que ela fornece. Outros motivos como flexibilidade de horário (21,3%) e conforto (11,3%) também foram apontados segundo a amostragem.

Questionamentos como quantas pessoas na residência utilizam da bicicleta também foram feitos durante as entrevistas. Ao todo, 41,3% dos ciclistas afirmaram que apenas uma pessoa utiliza este modo de transporte em sua respectiva residência. Do total de entrevistados, 15 (4,3%) afirmaram que quatro ou mais pessoas de
suas famílias também usam a bicicleta para a realização de seus deslocamentos.

Confira as faixas de idades dos entrevistados:

De 13 a 20 anos
24 pessoas (30,0%);


De 21 a 35 anos
36 pessoas (45,0%);

De 36 a 50 anos
8 pessoas (10,0%);


De 51 a 65 anos
9 pessoas (11,3%);

A partir de 65 anos
3 (3,8%);

Total de 80 pessoas entrevistadas (100,0%).

Deixe suas sugestões através do e-mail imprensa@tubarao.sc.gov.br ou do WhatsApp da prefeitura de Tubarão: (48) 9 8419-7310. As opiniões dos cidadãos serão repassadas diretamente ao secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Evandro Almeida, que atua em conjunto com a Tecnotran para o desenvolvimento do PlanMob de Tubarão.