Serviço de Inspeção Municipal (SIM) cumpre etapa de auditoria para obtenção do selo Sisbi

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da secretaria de Agricultura e Interior, cumpriu nesta semana mais uma etapa de auditoria para obtenção do selo Sisbi – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Os trabalhos técnicos foram conduzidos por técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A auditoria aconteceu nas dependências do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) e também nas propriedades que já são fiscalizadas pelo serviço de inspeção do município.

“O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está há dois anos trabalhando, incansavelmente, juntamente com o Consórcio CIM-AMUREL e agroindústrias do município, para buscar esse selo para a comercialização dos produtos em todo território nacional”, destaca a responsável pela secretaria de Agricultura e Interior Ruth Paes Silvério.

O selo

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).