Roda de conversa promove diálogo aberto sobre deficiência

A Equipe do Atendimento Educacional Especializado promoveu na noite de segunda-feira (17), mais uma roda de conversa com a perspectiva de pensar e intervir junto aos estudantes com deficiência na educação infantil. Desta vez, participaram do evento pais e professores do CEI Divina Providência.

O trabalho é coordenado pela professora Silvana Aparecida Nogueira com apoio da equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Quanto mais precoce acontecer a intervenção, maior a qualidade de desenvolvimento na aprendizagem a criança terá. Quanto mais cedo melhor, pois o tempo perdido não se recupera”, ressalta Silvana.

A roda de conversa tem por objetivo estabelecer um diálogo aberto, produtivo e esclarecedor em torno dos sujeitos neurodivergentes e como proceder pedagogicamente.

A gestão escolar possui um papel muito importante frente às demandas que vêm crescendo. “Temos que observar, apoiar e informar os pais em conjunto com o professor quanto às percepções que observam na evolução dos pequenos e buscar possibilidades de intervenções e apontar caminhos para ajudar a criança no processo educativo”, explica Silvana.

Para a gestora Marajane Corrêa Bento, esses momentos são fundamentais para esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia da educação infantil. “Nos sentimos apoiadas em nossa caminhada. O trabalho de equipe é fundamental”, reconhece.

Na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, às 19h, acontece no CEI Chapeuzinho Vermelho mais uma edição da roda de conversa com pais e professores.