Quarta oficina temática do Projeto “Reconstruindo Vidas” é realizada pelo Setor POP

Com o tema: “Construção de identidade e história de vida”, o Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), por meio da Secretaria de Assistência Social Mulher e Família, realizou nesta quarta-feira (13), na sede do equipamento, a IV Oficina do Projeto “Reconstruindo Vidas”.

Nessa edição, a atividade teve como finalidade promover um espaço de escuta, reflexão e fortalecimento de vínculos, oportunizando aos participantes momentos de diálogo sobre suas trajetórias, vivências, conquistas e desafios.

De acordo com a psicóloga Vitoria Barbosa Carara, durante a oficina, os usuários foram convidados a explorar o seu “eu”, refletindo sobre a forma como significaram o passado e sobre as possibilidades de construção de novos caminhos para o futuro. “A proposta buscou incentivar o protagonismo, a valorização das experiências individuais e o reconhecimento dos saberes construídos ao longo da vida”, enfatizou.

Segundo a equipe técnica, a oficina possibilitou reflexões significativas acerca das potencialidades de cada usuário, evidenciando que todos possuem conhecimentos e vivências e que merecem ser reconhecidos e valorizados. “Ao longo dos relatos compartilhados, destacou-se a importância do acolhimento e da troca de experiências entre os participantes”, ressaltou Vitoria.

“Percebo o quanto cada usuário pode contribuir com os seus saberes e isso deve ser valorizado. Um deles mencionou que a conversa o despertou para novas possibilidades de vida. Revelou-se, também, o quanto a espiritualidade pode ser uma aliada no enfrentamento de problemas diários”, ressaltou a psicóloga.

A oficina integra as ações desenvolvidas pelo Setor POP, visando o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da reconstrução de projetos de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: PMT/Divulgação

Atualizado em: