Plano Municipal de Cultura de Tubarão começa a ser construído

Os integrantes do Núcleo Executivo da Fundação Municipal de Cultura de Tubarão realizaram nesta semana, a primeira reunião com técnicos do Senac, para tratar do Plano Municipal de Cultura (PMC).

A reunião com os técnicos Luiz Fernando Albalustro e Suelen Francez serviu para alinhar os processos de produção do plano que iniciou neste mês de outubro, com a construção coletiva e atividades internas do Núcleo Executivo do PMC, formado por servidores da Fundação Municipal de Cultura de Tubarão.

O plano será construído em quatro etapas: Diagnóstico Situacional, Sensibilização e Mobilização, Plano de Ação e Validação das Metas. Todo o processo contará com a assessoria técnica do Senac e será desenvolvimento de acordo com a política cultural federal.

O Plano Municipal de Cultura de Tubarão é uma iniciativa da prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Cultura, é e um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura. Com o PMC, os municípios conseguem gerir a governança da cultura, por isso o plano deve conter uma estrutura que condiz com as necessidades e especificidades de uma política pública cultural democrática refletida na realidade e diagnóstico dos municípios.

Mapeamento, diagnóstico da cultura municipal e posicionamento do município frente a cultura definem as diretrizes do PMC. As diretrizes, por sua vez, vão receitar a construção e direcionamentos das metas e, consequentemente, das estratégias e indicadores. O Plano Municipal de Cultura deve ser articulado como uma construção coletiva que reflita a realidade da cultura, os anseios e vocações dos setores culturais e criativos da região.

A expectativa é de que no final do mês de junho de 2024 aconteça a Conferência Municipal do PMC, evento em que o plano será apresentado à sociedade pelo executivo municipal para ser encaminhado ao legislativo municipal, para ser aprovado como Lei Municipal, tornando-se definitivamente uma política pública do município.