Palestra do Programa Rede Catarina marca encerramento da campanha do Agosto Lilás

Uma palestra da Polícia Militar através do Programa Rede Catarina marcou na sexta-feira (1) o encerramento da campanha do Agosto Lilás, mês de Combate e Prevenção da Violência contra a Mulher. O evento aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS).

Participaram da palestra o público em geral, profissionais dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e ainda profissionais que atuam na rede de atendimento e Conselho Municipal da Mulher. A palestra foi proferida pelos cabos Fernanda, Tabata, Cláudia e Tachinski e também pelos soldados Laércio e Tessalia.

A celebração de agosto como mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres tem origem na promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), em 7 de agosto de 2006. Marco na luta contra a violência doméstica e familiar no país, a lei foi batizada em homenagem à ativista Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que, em 1983, sofreu duas tentativas de homicídio por parte de seu então marido: a primeira com um tiro nas costas enquanto ela dormia e a segunda por eletrocussão no chuveiro.

Após esses episódios, Maria da Penha ficou paraplégica em decorrência das agressões e enfrentou diversas dificuldades em sua busca por justiça.