Operadoras escolares participam de capacitação do sistema para beneficiários do Bolsa Família

Diretoras e secretárias que atuam como operadores escolares do Sistema Presença das redes municipal, estadual e privada de Ensino de Tubarão participaram nesta segunda (12) e terça-feira (13) de uma capacitação sobre o sistema que acompanha as condicionalidades da educação dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Os trabalhos aconteceram no auditório da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS).

Segundo a coordenadora Elisângela Garcia Braga Teixeira, da Fundação Municipal de Educação, cada escola possui uma pessoa responsável em alimentar os dados do sistema que acompanha as condicionalidades da educação dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A capacitação contou com o treinamento direto no sistema presença da Plataforma do Governo Federal, com detalhamento de cada etapa do registro da frequência dos estudantes que são beneficiários do Bolsa Família.

As assistentes sociais da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Michel Campos Mendes e Gilmara Esterchotter Nunes, também repassaram informações do novo Programa Bolsa Família, os critérios de acesso, tipos de benefícios concedidos e as condicionalidades da saúde e educação que as famílias devem cumprir para a permanência no programa. Outra etapa importante da capacitação foi o destaque da importância do Cadastro Único para o acesso aos programas Sociais do Governo Federal, entre eles a tarifa social de energia elétrica, carteirinha do idoso para viagem interestadual (para idosos sem renda comprovada, facultativo baixa renda (INSS donas de casa), benefício de prestação continuada, identidade jovem entre outros.

A inclusão no Cadastro único não é uma garantia imediata de que a família será inserida nos programas sociais, já que o acesso aos programas dependerá da renda familiar e de seus critérios.

Sobre o Cadastro Único e programas sociais

Assuntos referentes ao Cadastro Único e acessos aos programas sociais podem ser tratados por telefone na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (3906-1035 ou 3906-1037), das 13 às 19 horas.