Tubarão recebe prêmio sobre saúde bucal em municípios

A convite do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Daisson Trevissol, junto com Dikson Claudino, coordenador de Odontologia da FMS e Marcelo Cesar Ribeiro, gerente da FMS estivem em Brasília para receber a premiação “Brasil Sorridente”, que trata sobre saúde bucal nos municípios.

 

O evento “Balanço de Gestão da Política Nacional de Saúde Bucal”, realizado entre terça (13) e quinta-feira (15), premiou a implantação do protocolo de utilização do Sistema Nacional de Regulação no serviço público de saúde bucal de Tubarão.

 

O Ministério e a Opas premiaram a iniciativa como uma das sete “Experiências Inovadoras” em Saúde Bucal no Brasil. Os prêmios foram divididos em três eixos: Teleodontologia, Odontologia Hospitalar e Centros de Especialidades Odontológicas. Tubarão foi premiada nesta última categoria, junto de Manaus (AM) e Caruaru (PE).

 

Na categoria Odontologia Hospitalar foram premiados os municípios de Dourados (MS) e Alfenas (MG). Já na Teleodontologia, Florianópolis e Sorocaba (SP) foram premiadas.

 

A ocasião foi transmitida ao vivo, pelo canal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e está disponível clicando aqui.

 

A implantação do município no sistema já foi reconhecida em outubro, pela secretaria de Saúde do Governo do Estado, devido ao fato de ser uma das iniciativas mais exitosas em saúde bucal em todo estado. O projeto foi apresentado em um seminário online, chamado “Boas práticas em Saúde Bucal no Estado de Santa Catarina”, e transmitido pelo canal Telessaúde UFSC. Clique aqui e confira.