Criança de 10 meses recebe a primeira dose de vacina contra a Covid-19 para bebês no município

O jovem Vicente Vandresen, de apenas 10 meses de idade, recebeu na manhã desta sexta-feira (18), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 disponibilizada para bebês em Tubarão. A vacinação para crianças de 6 meses a menores de 1 ano iniciou nesta sexta, e é aplicada exclusivamente na Sala Central da Policlínica, das 8 às 13 horas.

 

“Ficamos muito animados e felizes com a chegada da vacina. Imunizar o Vicente nos traz um grande alívio. Seria muito bom se todas as crianças fossem vacinadas, pois assim passaríamos mais rápido e mais seguros por esse restinho de pandemia”, disse Guilherme Vandresen, pai da criança, após a vacinação do pequeno.
Variantes da Covid-19

 

Desde o início da pandemia, diversas variantes surgiram no mundo. No cenário atual, destaca-se a permanência da circulação do vírus SARS-CoV-2, e a identificação da sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron no país, e possível aumento de casos de Covid-19. Diante do cenário, faz-se importante intensificar algumas ações. Confira recomendações da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

1º Intensificação de testagem e notificação:

 

Com as taxas de transmissão reduzida, houve diminuição na testagem e notificação. Assim, fica estabelecido que todas as síndromes gripais, e os demais casos suspeitos de Covid-19, devem ser realizados teste rápido antígeno para detecção do vírus, antes de descartar o diagnóstico da doença. A testagem deve respeitar os dias dos sintomas, contudo na incerteza de qual foi o primeiro dia dos sintomas, o teste está indicado.

 

2º Vacinação

 

Considerando a afetividade da vacinação na prevenção e controle da doença, é indispensável o alcance de altas coberturas com o esquema completo de vacinação. Inclusive com as doses de reforço recomendada, assim, neste momento é essencial a busca ativa de todos os usuários com esquema incompletos, bem como educação em saúde neste sentido.

 

3° Uso de máscara

 

Os trabalhadores de saúde devem fazer uso de máscaras como uma estratégia para proteção contra a Covid-19, bem como deve ser disponibilizado máscara para todos os usuários sintomáticos. Neste momento, salienta-se a importância de educação em saúde com a população, enfatizando a circulação do vírus SARS-CoV-2, e importância das medidas gerais de prevenção.