Revitalização da beira-rio tem início

Incentivar a utilização da beira-rio e oferecer mais segurança aos pedestres. Com esses objetivos a prefeitura de Tubarão, através da secretaria de Infraestrutura iniciou nessa terça-feira (8) a primeira etapa da revitalização da beira-rio para construção do parque linear. Ao longo da realização dos trabalhos, pedestres e motoristas receberão orientações da Guarda Municipal quanto as mudanças no trânsito do local.

Durante essa fase serão feitas as podas das copas das árvores, bem como a regularização do terreno em toda a extensão do primeiro trecho que vai da ponte pênsil da Unisul até a ponte Nereu Ramos no Centro. Logo em seguida, serão colocados os meios-fios e a pavimentação com paver (blocos de concreto). Para finalizar, será feita a instalação de postes telecônicos com três lâmpadas de led cada. Estima-se que essa primeira parte fique pronta em até dois meses.

A estrutura contará ainda com dois deques, um ao lado da ponte pênsil da Unisul e outro em frente à antiga rodoviária, acessos para deficientes físicos e lixeiras que serão instaladas ao longo de toda a extensão. Assim que os trabalhos da secretaria de Infraestrutura forem finalizados, a secretaria de Segurança e Patrimônio instalará sinalizações horizontais (tachão e pinturas) e verticais (placas de sinalização) na antiga ciclovia.

A segunda etapa será entre as pontes pênsil da Unisul e a Manoel Alves dos Santos (do Morrotes) e receberá os mesmos serviços da primeira. O projeto entre as pontes Nereu Ramos e Manoel Alves dos Santos contará com 1.980 metros de extensão e custará R$ 198.563,67. Nestes valores estão inclusos os custos com a regularização do terreno, revitalização da ciclovia e fornecimento de materiais como o paver e os meios-fios, bem como o assentamento dos mesmos.

 

Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT