Município forma comitê consultivo para enfrentamento da dengue

Tubarão iniciou na manhã desta terça-feira (26), um movimento mais contundente para ações de enfrentamento da dengue. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, formou um comitê consultivo com a participação de gestores de hospitais, clínicas e laboratórios como forma de centralizar as decisões e buscar soluções eficientes para o problema que já é uma preocupação em todo o Estado.

O comitê terá uma dinâmica de funcionamento semelhante ao grupo instaurado em 2021 para o enfrentamento da Pandemia de Covid-19. Assim, todos os agentes participantes compartilhariam das mesmas informações, procedimentos e sugestões que, se necessário for, se transformem em encaminhamentos para beneficiar a população. Por parte da Prefeitura, esses encaminhamentos partiriam do Gabinete do prefeito Jairo Cascaes, e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do secretário Marcelo César Ribeiro e demais gestores.

“A reunião serviu para passar a atual condição epidemiológica e entomológicas de Tubarão para todos os serviços que prestam assistência de saúde, seja ele público ou privado. Montamos o comitê consultivo para analisar as condições da doença e, também, focos de transmissão para tomar decisões a nível municipal. O foco principal é o alinhamento de fluxo de atendimento para evitar os óbitos que já ocorrem em algumas regiões do Brasil devido a essa questão não ser seguida adequadamente”, ressalta a coordenadora da diretoria de Vigilância Sanitária do município, Chaiana Esmeraldino Marcon.