MEIA TONELADA DE ENTULHO É RECOLHIDA DA CONHECIDA PRAÇA DO VAGÃO

Cerca de meia tonelada de lixo e outros entulhos foi recolhida na manhã desta sexta-feira (07) da Praça Donna Thereza Christina, também conhecida como praça do vagão, da antiga rodoviária, um dos pontos turísticos da cidade. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Serviços Públicos Dionísio de Quadros, e contou com a participação da Secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, através da Guarda Municipal.

O local comporta a máquina The Baldwin Locomotive Works 74647, de 1950, fabricada nos Estados Unidos. Existe também um vagão que foi adaptado e, atualmente, funciona como uma lanchonete no período noturno. No entanto, nem isso impediu que pessoas em situação de rua usassem o espaço como local para dormir, depositar lixo e etc.

De acordo com o secretário, o espaço ao entorno da antiga rodoviária é bastante procurado por andarilhos. O caso já é de conhecimento da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, que estuda uma solução. “Os moradores em situação de rua dormiam embaixo da máquina e do vagão. Encontramos até papelão na cabine do maquinista, também usada como abrigo. Foram recolhidas diversas peças de roupas sujas, garrafas pets, embalagens de marmitas, papelão, cobertores velhos, malas e até pedaços de cadeira”, ressalta Dionísio.

Na praça também existe um chafariz desativado que servia como descarte de entulho. “Esse chafariz está desativado e muitas pessoas utilizam o local para descartar todo tipo de lixo, dejetos e restos de comida. Precisamos manter esses espaços limpos porque são praças que ajudam a contar um pouco da história da nossa cidade”, completa.