Mais da metade da população da cidade recebeu algum tipo de atendimento dos setores ligados à Farmácia Central do Município em 2023

No ano de 2023, no que diz respeito à assistência farmacêutica do Município de Tubarão, foram realizados 362.301 atendimentos, atingindo 54.362 munícipes.

Para chegar a esses números foram contabilizados os atendimentos realizados por todas as unidades dispensadoras de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, que são elas:

  • Farmácia Básica
  • Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)
  • Farmácia Judicial e Setor de Pericia de Medicamentos Administrativos
  • Posto Farmacêutico (Policlínica)
  • Centro de Atendimento Psicossocial II (CAPS II)
  • Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e drogas (CAPS AD)
  • Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES)
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
  • Unidade Básicas de Saúde (UBS)
  • Pareceres Técnicos
  • Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)

A Farmácia Básica foi o setor que mais atendeu no ano de 2023, contabilizando 156.055 atendimentos, beneficiando 35.254 habitantes de Tubarão. Esse setor é de livre demanda, respeitando os princípios e diretrizes do SUS, onde qualquer paciente, ou retirante, recebe o medicamento, desde que tenha uma receita dentro da sua validade, esteja portando documento com foto original e seu cartão SUS esteja cadastrado na cidade. Essa farmácia possui 155 medicamentos à disposição da população, cuja relação é atualizada de forma semanal no site da prefeitura. O horário de atendimento é das 7 às 17h30, todos os dias.

Já a Farmácia do Componente Especializado é aquela onde os medicamentos são fornecidos por meio de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nesse setor foram realizados 41.635 atendimentos, onde 4.519 pacientes têm o direito de retirada desses medicamentos no setor. Em 2023, no entanto, ficaram 81 novos processos pendentes em aguardo de avaliação da DIAF, órgão regulador do Estado. Esse setor tem seu atendimento das 7 às 12 horas, todos os dias.

Por sua vez, na Farmácia Judicial e no Setor de Perícia de Medicamentos Administrativos, foram realizados 5.110 atendimentos, o que é correspondente a 1.214 pacientes. Nesse setor são fornecidos medicamentos determinados pelo Poder Judiciário, tendo o município de Tubarão como réu. Este setor fornece, ainda, alguns medicamentos administrativamente, como é o caso da insulina NPH e Regular em caneta, que é dispensada por meio de protocolo clínico, com os pacientes devendo cumprir alguns critérios de inclusão. A Farmácia faz a avaliação referente a esses critérios e ensina o paciente a utilizar. Além do fornecimento de medicamentos, esse setor fornece Pareceres Técnicos de pedidos de medicações que não fazem parte da Relação de Medicamentos Municipais, a REMUME, onde foram redigidos 430 pareceres onde constavam, além de outras informações, as alternativas terapêuticas que são oferecidas pelo SUS, as informações sobre qual componente da assistência farmacêutica pertencia o medicamento e o local em que o paciente poderia buscar sua medicação. Continham ainda informações de cunho técnico científico ao prescritor. Esse setor tem seu atendimento é das 7 às 12 horas, todos os dias.

Em tempo, os Centros de Atendimentos Psicossociais, que hoje são divididos em dois setores, CAPS II e CAPS AD, onde os atendimentos são realizados apenas em pacientes específicos, obtiveram os seguintes resultados: CAPS II 4.392 atendimentos, com 741 pacientes, 33 consultas farmacêuticas, onde são analisadas as interações medicamentosas de pacientes polimedicados e é dada a orientação de uso dos medicamentos. Já o CAPS AD realizou 3.267 atendimentos, com 22 consultas farmacêuticas, de modo a atender, assim, 761 pacientes. Em relação aos horários de atendimento, o CAPS II funciona todos os dias, das 8 às 14 horas e o CAPS AD das 7h30 às 13h30.

No CAES, setor que atende pacientes com demandas de doenças infectocontagiosas, como HIV, AIDS, IST’s, Tuberculose, Hanseníase, Toxoplasmose e Hepatites Virais, como B e C, foram realizadas 6.044 dispensações, além de 153 atendimentos de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), onde o foco de atendimento são pacientes soro discordantes, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e mulheres trans, dentre outros grupos. Além da dispensa da medicação, nesse caso, o paciente passa por avaliações laboratoriais e acompanhamento médico, ficando em monitoramento de uma equipe multidisciplinar. Foram realizados, também, 124 atendimentos PEP (Profilaxia Pós Exposição), onde o foco do atendimento são pacientes que tiveram relação sexual sem preservativos, rompimento de preservativos, vítimas de violência sexual e de acidente com material biológico. Neste setor, 802 pacientes receberam algum tipo de atendimento. Por fim, seu horário de funcionamento é das 7 às 13 horas, de segunda a quinta-feira e das 7 às 10 horas nas sextas-feiras.

No que se refere aos atendimentos realizados no Posto Farmacêutico, setor anexo à Policlínica, e que tem como objetivo atender pacientes em casos de urgência e emergência, foram realizados 5.135 atendimentos, onde 3.658 pacientes utilizaram o serviço.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, no ano de 2023, atendeu 325 pacientes, que necessitaram de medicamentos em algum momento do atendimento, o que corresponde à utilização de 349 medicamentos nesses casos.

Outro setor que teve uma grande demanda de atendimentos foi as Unidades Básicas de Saúde. Hoje o município conta com 32 UBSs, sendo que a reunião de todas estas unidades, em termos de atendimento ao longo do último ano, soma 136.021, e que foram realizados nas farmácias existentes nas próprias unidades, o que corresponde a 41.865 pacientes atendidos. O horário de atendimento das unidades de saúde é das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, respeitando o dia de reunião de equipe, onde a unidade é fechada em um período da semana. (Veja aqui a relação das UBSs do Município, com endereço, telefone e horários de cada uma)

Por fim, um dos setores mais importantes da Assistência Farmacêutica do Município, a Central de Abastecimento Farmacêutico, responsável pelo recebimento, conferência e distribuição de todos os medicamentos, e cuja responsabilidade de aquisição é municipal, totalizou 3.450 atendimentos de pedidos de distribuição, que foram realizados por todos os setores citados anteriormente. “Este número de cidadãos que conseguimos atender neste ano que passou nos deixa muito felizes porque mostra que nossa assistência farmacêutica funciona de maneira adequada e eficaz, de modo a contemplar mais do que a metade da população total da cidade, o que nos traz a tranquilidade de sabermos que estamos no caminho certo, ao mesmo tempo em que temos a consciência de que existe muita coisa, ainda, a ser melhorada”, avaliou o diretor do Departamento de Farmácia Philipe Gonçalves Honório.

É importante destacar que estes dados foram retirados dos sistemas de dispensações de medicamentos utilizados pelos setores.

Abaixo, segue a relação de telefones e e-mails para contato de cada setor:

Coordenação
coordenacaofarmacia@tubarao.sc.gov.br

Farmácia Básica
48 3621 96 26 (WhatsApp)
farmaciabasica@tubarao.sc.gov.br

Farmácia CEAF
48 3621 96 33 (WhatsApp)
farmaciaespecializada@tubarao.sc.gov.br

Farmácia Judicial
48 3621 96 29
farmaciajudicial@tubarao.sc.gov.br

CAES
48 3621 95 89
caes@tubarao.sc.gov.br

CAPS II
48 3621 95 94
caps2tubarao@tubarao.sc.gov.br

CAPS AD
48 3621 95 96
capsadtubarao@tubarao.sc.gov.br