Mais um caso de transmissão autóctone de dengue é registrado em Tubarão

As equipes do Núcleo de Combate à Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta quarta-feira (28) mais uma transmissão de dengue autóctone, ou seja, aquela ocorrida dentro do município, em Tubarão. É a quarta ocorrência deste tipo na cidade neste ano.

Ainda sobre o levantamento desta semana, mais um foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, foi encontrado, o que elevou seu número para 102, no total. Destes, 49 são em Oficinas, 21 na Vila Moema, sete no Centro, quatro no Morrotes, três nos bairros São João Margem Direita, Santo Antônio de Pádua, Vila Moema e Revoredo, dois no São Cristóvão e no Dehon, e um foco cada nos bairros Humaitá de Cima, Humaitá, Guarda Margem Direita, KM 60 e Mato Alto.

Em termos de notificações, temos 321 registradas, com 18 casos confirmados – e conforme já dito – dos quais quatro são autóctones, ou seja, transmitidos dentro da cidade. Casos descartados são 297 e existem sete situações sob suspeita, à espera do resultado de exames.

Desta forma, ainda se faz bastante necessária sua participação junto às autoridades sanitárias do nosso município no combate ao mosquito que pode transmitir, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Para isso, evite manter em sua casa, apartamento ou terreno recipientes que possam armazenar água a céu aberto, como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, etc. Mantenha, ainda, terrenos em geral, como pátios e quintas, limpos.

Como proteção adicional, use repelentes ao longo do dia, período em que os mosquitos são mais ativos, pois o produto proporciona uma camada a mais de segurança em relação à picada do inseto. Os inseticidas também podem ser usados, sempre de acordo com suas respectivas instruções. Mosquiteiros podem servir como proteção a pessoas que encontram-se em repouso durante o dia, como bebês e acamados, por exemplo.

Fique atento ainda a sintomas como febre alta e persistente, acompanhada de enjoo e vômito, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações, pois eles podem ser indicativos de dengue. Caso surjam, procure imediatamente o médico.

Outra importante ajuda que você pode dar é denunciar a existência de possíveis focos do mosquito, através da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051, pelo WhatsApp (48) 98419-7361 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.

Caso prefira realizar a denúncia presencialmente, dirija-se ao Facilita Tubarão, localizado na Rua Tereza Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.