Limpeza e recuperação da cidade são intensificados durante o final de semana

Tubarão teve um sábado e domingo (14 e 15) de tempo estável, o que permitiu à prefeitura executar diversos trabalhos de recuperação após as fortes chuvas da última semana. A limpeza de espaços públicos e a operação emergencial “tapa-buracos” por toda a cidade foram as principais ações realizadas.

Ações de cada secretaria

Infraestrutura: várias equipes da secretaria atuaram durante todo o final de semana para recuperar o pavimento asfáltico de dezenas de ruas consideradas principais. Pelo menos 50 toneladas de cargas de asfalto foram utilizadas no início da empreitada emergencial. As ruas secundárias, travessas e outras vias danificadas receberão essa operação ao longo da semana.

Defesa Civil: atuou junto com outras secretarias na limpeza de canais extravasores, caixas coletoras e redes de drenagem para acelerar o escoamento das águas ou desobstruir aqueles que estavam bloqueados.

Agricultura e Interior: prestou apoio em trabalhos pontuais em vários pontos. A estrada de acesso entre a Sanga de Areia e Caruru segue interditada, assim como a Rodovia Aggeu Medeiros.

Serviços públicos: foram mobilizadas diversas frentes de trabalho para desobstruir redes de drenagem com ajuda de caminhão hidrojato, recolhimento de móveis danificados pelos alagamentos e também entulhos e limpeza e desobstrução de diversas ruas por toda a cidade.

Desenvolvimento Social: sem desalojados nos abrigos, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) agora prioriza a entrega de doações às famílias que sofreram perdas nos alagamentos. A Defesa Civil do Estado está repassando os kits com itens de assistência humanitária. Cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza, colchões e roupas de cama também estão sendo repassados às famílias atingidas. Em Tubarão, 294 famílias (822 pessoas) foram cadastradas pelas equipes de atendimento da assistência social durante esse episódio das fortes chuvas e alagamentos. Esse número ainda pode aumentar conforme o levantamento das equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).