Junho Violeta: Idosos participam de roda de conversa

Nesta quinta-feira (15), através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), os idosos dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e voluntários dos grupos do programa Oficinas da Sabedoria e Girassol, da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), participaram de uma roda de conversa.

Na ocasião estiveram presentes profissionais do Sicoob e da Associação dos Pensionistas, Aposentados e Idosos de Tubarão e Região (Apait), que entregaram brindes aos participantes. A temática da conversa foi voltada a Campanha “Junho Violeta”, que propõe a conscientização da população quanto a violência contra a pessoa idosa.

Em Tubarão, os casos de violência contra a pessoa idosa são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O acompanhamento é feito com aqueles que vivenciaram algum tipo de violência seja ela psicológica, abuso financeiro ou outras.

As denúncias podem ser feitas pelo através do “Disque 100” (Disque Direitos Humanos), Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Delegacia de Polícia Civil e também através da Polícia Militar no número 190.

Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias registradas de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio, são pontos fundamentais para promover o cuidado e a segurança nas relações cotidianas.