Iniciada a preparação do canteiro de obras para construção da ponte da Guarda

Tiveram início nesta quinta-feira (12) os trabalhos para instalação do canteiro de obras para construção da Ponte Vereador Edison Fernando Peicher de Carvalho, que vai ligar a Guarda Margem Esquerda à Guarda Margem Direita. O espaço dos operários, máquinas, equipamentos e artefatos estará concentrado na margem esquerda, no prolongamento da rua Plácido Braz Fernandes.

Nos próximos dias a Traçado, vencedora da licitação, vai levar ao local toda a estrutura necessária para que a ponte comece a ser construída, o que contempla abrigos para ferramentas, banheiros para os operários e demais estruturas provisórias. A Traçado é a mesma empresa que construiu a Ponte Prefeito Paulo Osny May, e que está finalizando a ponte Prefeito Stélio Cascais Boabaid, que ligará Tubarão a Capivari de Baixo.

A ponte da Guarda ficará próxima da antiga ponte pênsil. A travessia terá 175 metros de extensão, duas pistas de 3m80 de largura cada, passagem para pedestres nos dois lados e ciclovia em um dos lados. Com os acabamentos e a barreira de proteção, a estrutura terá 12m80cm de largura. O investimento é de R$ 21.336.236,15, com recursos do Finisa.

Homenagem a Edison Fernando Peicher de Carvalho

A futura ponte que ligará as duas Guardas terá o nome de Edison Fernando Peicher de Carvalho, líder político da região da Guarda que foi vereador e faleceu em 2014. A proposta da homenagem partiu do prefeito Joares Ponticelli e se transformou na Lei 5.589 de 24 de novembro de 2021.