Iniciada a mudança de local do motor de bombeamento do sistema de macrodrenagem da margem esquerda

Mesmo com a licitação do novo sistema de bombeamento da macrodrenagem da margem esquerda em andamento, a prefeitura de Tubarão busca iniciativas para tornar o serviço já existente mais eficiente. Nesta quarta-feira (11), teve início a troca de lugar do motor de bombeamento, localizado no cruzamento da avenida José Acácio Moreira com a rua Luís Pedro de Oliveira.

O equipamento foi retirado da galeria subterrânea e será reinstalado próximo da calçada, na altura da avenida. Com isso, o motor ficará protegido da ação da água quando o nível do Rio Tubarão subir e deixar a galeria fluvial inundada, o que vai ativar a operação do sistema de bombeamento. Os trabalhos de mudança e instalação são executados pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil do município, em parceria com a secretaria de Infraestrutura.

A expectativa é de que a religação desse motor no novo local e a normalização do sistema sejam concluídas na próxima semana.

Novo sistema em fase de licitação

Apresentado no início de dezembro, o projeto para implantação do novo sistema de bombeamento da macrodrenagem da margem esquerda está em andamento, com as propostas das empresas interessadas sendo abertas no próximo dia 24. O investimento global é de R$ 3.022.795,28, sendo que a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) disponibilizou R$ 500 mil ao município para investir no projeto.

O projeto do novo sistema de estações elevatórias e um conjunto de motobombas prevê a implantação de mais cinco equipamentos: um próximo da rua Manoel Antunes Teixeira, um em frente ao terminal urbano da ponte Heriberto Hülse, um ao lado da Unisul, na rua Padre Dionísio da Cunha Laudth, um na região do Seminário Nossa Senhora de Fátima, para atender a macrodrenagem da região do bairro Pantanal, e um em substituição ao equipamento já existente na rua Luís Pedro de Oliveira.