Guarda Municipal produz vídeo sobre primeiros socorros a bebês em situação de engasgo

A Guarda Municipal de Tubarão (GMT), da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, produziu um vídeo com orientações sobre primeiros socorros a bebês de até 1 ano que estejam em situação de engasgo. O material foi repassado no grupo de whatsapp Escola Segura, onde estão diretoras e secretárias das escolas da rede municipal que o compartilharam com outras pessoas.

O vídeo tem 3 minutos e 03 segundos de duração e a demonstração dos primeiros socorros é feita pela agente da GMT Cássia Ross, que também é bombeira comunitária. A primeira dica é, antes de qualquer procedimento, sempre chamar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Cássia explica os sintomas de engasgo do bebê e demonstra, em um boneco, duas técnicas para remover o leite ou alimento que causou essa situação. “Já nas primeiras manobras, o bebê vai expelir o leite ou alimento que estava obstruindo suas vias aéreas. Ele vai voltar a respirar e um dos sinais é o choro, nesse caso não é preciso dar continuidade às manobras”, destaca Cássia.

Efetuado os primeiros socorros, a orientação é de que o bebê seja encaminhamento a um hospital para um atendimento médico completo.

Produção do vídeo: Bred Oliveira/GMT