GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS (GRAC) – Boletim 10

Tubarão teve cerca de 10 mm de chuvas nas últimas horas, o que não trouxe alterações significativas no Rio Tubarão deste domingo (8) para esta segunda-feira (9). No início da manhã, a medição indicava 3m62cm acima do nível normal, enquanto que ao meio-dia estava em 3m55cm.

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, e diversas outras secretarias e fundações, segue mobilizada no atendimento às famílias atingidas por alagamentos e no enfrentamento dos efeitos das fortes chuvas.

Veja abaixo as principais ações e situações desta segunda-feira:

– A secretaria de Serviços Públicos iniciou nesta segunda-feira (9), os primeiros trabalhos de limpeza em pontos mais críticos. No KM-60, se concentrarão vários trabalhos, inclusive de apoio aos moradores e retirada de móveis danificados nos alagamentos;

– Na área urbana, todas as ruas estão com o tráfego normalizado, embora algumas estejam em condições ruins por conta de buracos, lama ou algum alagamento;

– No Sertão da Jararaca, a estrada geral foi restabelecida pela secretaria de Agricultura e Interior, por meio da coordenadoria de Manutenção de Estradas Rurais, que está mobilizada nessa região.

– Ainda há um grande ponto alagamento na rodovia João Alfredo Rosa, nas imediações do Presídio Regional. Há um motor de bombeamento para escoar a água acumulada e, assim, restabelecer o mais rápido possível o tráfego no local;

– A Rodovia Aggeu Medeiros segue interrompida;

– Cerca de 20 pessoas seguem, provisoriamente, em quatro abrigos disponibilizados no município. No sábado (7), cerca de 250 pessoas estavam alojadas nesses locais.

– Na sede Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), ainda estão cerca de 70 cães e gatos alojados de tutores que enfrentam algum tipo de dificuldades por conta de alagamentos em casa. No final de semana eram quase de 100 animais nessa situação.