GMT recebe doações e repassa a comunidade terapêutica

A abordagem social feita as pessoas em situação de rua acontecem praticamente de forma diária na cidade, e a Guarda Municipal de Tubarão atua em parceria com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, entrando em contato e encaminhando as pessoas às comunidades terapêuticas de Tubarão, ou cidades vizinhas.

Por conta do trabalho feito, um empresário da cidade realizou uma doação de diversas vestimentas, livros e roupas de cama, nesta segunda-feira (8). Através da GMT, a doação foi encaminhada a Abba Pai, comunidade terapêutica do bairro Andrino, que atende apenas mulheres em situação de vulnerabilidade social e tratamento químico.

As comunidades terapêuticas são uma alternativa para os dependentes, pois as pessoas podem ser encaminhadas sem a necessidade de algum laudo médico em qualquer dia da semana. O trabalho é alternativo ao serviço médico, pois acolhem as pessoas de forma gratuita. Lá, promovem o tratamento através de atividades recreativas e oficinas profissionalizantes. Muitas vezes as comunidades não contam com médicos ou profissionais da área da saúde, por isto, dá-se o nome de trabalho alternativo.

No caso de uma pessoa que não está em situação de rua e precisa do auxílio social e médico, basta ela ser encaminhada ou levada até a unidade Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), das 7 às 17 horas, na Av. Avenida Marcolino Martins Cabral, 3.472, Passagem (próximo ao quartel). É possível entrar em contato através do e-mail capsadtubarao@hotmail.com ou pelo telefone (48) 3632-7368.

Caso você se depare com uma pessoa em situação de rua e ache que ela necessita de alguém para verificar a situação, é possível entrar em contato com a FMDS pelo número (48) 3621-9067 ou (48) 3906-1037.

Divulgação/PMT