FMC PARTICIPA DA V SEMANA DONA TEREZA CRISTINA COM OITIVA PARA A LEI PAULO GUSTAVO

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) participou da programação de abertura da V Semana Dona Tereza Cristina, no Museu Ferroviário de Tubarão nesta segunda-feira (24). A primeira oitiva referente as questões culturais do município com foco na regulamentação da Lei Paulo Gustavo também esteve inserida na programação.

Inicialmente mais de 100 participantes dos mais significativos setores culturais acompanharam a palestra proferida pelo secretário de Cultura de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes Cordeiro, sobre o tema “Sistema Nacional de Cultura e as Leis de Fomento Cultural”.

Após a referida palestra, a museóloga Silvana Silva de Souza, responsável pela realização da V Semana Dona Tereza Cristina, apresentou um diagnóstico elaborado pela Ferrovia a respeito do movimento cultural em Tubarão, elencando seus pontos fortes e fracos. Para ela, o momento é de fortalecimento dos setores.

O diretor-presidente da FMC Carlos Zamparetti, acompanhado de servidores, deu início a primeira oitiva inserida na referida programação, apresentando as informações legais sobre as mudanças e incrementos oficializados pelo Ministério da Cultura e as previsões já repassadas ao público referente a liberação dos recursos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como as novidades na Lei Rouanet e Adir Blanc.

Carlos Zamparetti elencou também a implementação do Plano Municipal de Cultura cuja largada para a implementação se dará no primeiro semestre de 2023, lembrando que o Conselho Municipal e o Plano Municipal são pré-requisitos para a elaboração do Fundo Municipal de Cultura.

“Os questionamentos dos agentes culturais de todos os setores foram respondidos e as sugestões serão levadas ao Conselho Municipal de Cultura para análise e avaliação”, destacou o diretor-presidente Carlos Zamparetti.

A data da próxima oitiva ficou definida para o dia 16 de maio. A hora e loca ainda serão definidas para divulgação.