Dose de reforço Bivalente está disponível para pessoas com comorbidades a partir desta terça (03)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunica que a partir desta terça-feira (03), a dose de reforço Bivalente estará disponível para ser aplicada em pessoas com comorbidades comprovadas, a partir de 12 anos. A aplicação do imunizante será realizada a Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30 e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com salas de vacina, durante o período da manhã.

A lista de comorbidades inclui: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonal e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos randes Vasos e Fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica

A vacina Bivalente se trata de uma dose de reforço, portanto, o esquema primário (1ª e 2ª dose) devem estar completos, e o tempo de quatro meses de intervalo entre cada aplicação deve ser respeitado. A imunização ocorre de forma escalonada em Tubarão, e a medida que novas doses chegam ou a demanda de cobertura estiver baixa, novos públicos serão contemplados.

Além das pessoas com comorbidades podem receber o imunizante idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas (mulheres em período pós-parto), profissionais da área da saúde e público de imunossuprimidos a partir de 12 anos – com patologia devidamente confirmada mediante atestado médico ou exame laboratorial.

Os pacientes com comorbidades devem levar consigo um atestado médico comprovando o problema de saúde para poder receber a dose que protege contra a variante ômicron da Covid-19.

Boletim Informativo: Conforme o boletim informativo da Covid-19, em Tubarão, no mês de março foram 92 registros de casos positivos e três óbitos. Confira abaixo todas as informações.

Divulgação/PMT