Dois novos modelos de espargidores são entregues para a GMT

Nesta terça-feira (16), a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) recebeu dois novos equipamentos de defesa. Trata-se dos espargidores, um para incapacitação por cegueira temporária, e outro para desconforto respiratório. Ambos são tecnologias não letais.

O secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio Evandro Almeida realizou a entrega do material para a GMT, e a aquisição foi com recursos próprios. Os espargidores funcionam através de jatos de névoas direcionados. Um deles é capaz de causar uma tosse intensa e náuseas, mas ressalta-se que não há risco de asfixia e conta com reversibilidade segura, sem nenhum tipo de sequela. O outro equipamento, possui alcance de cinco metros e não há restrição de ambientes para ser utilizado. Para a remoção da substância, é utilizado água limpa e corrente e o equipamento também não deixa sequelas.

As instituições de segurança devem fornecer no mínimo, duas opções não letais para os seus agentes antes do emprego da arma de fogo. Até então, a GMT trabalhava com três destas: o spray de pimenta, tonfa de borracha militar (cassetete) e munição de borracha, cumprindo desta forma os protocolos da convenção dos direitos humanos.

Divulgação/PMT
Divulgação/PMT