Conquista inédita e grandes vitórias marcam o ano do judô de Tubarão

O ano de 2022 ficou marcado no município por grandes conquistas no esporte tubaronense. O mundo das lutas não ficou de fora dos triunfos e o judô da Cidade Azul obteve grandes resultados nas competições em que disputou.

Nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que foi realizado em Rio do Sul, a Associação Tubaronense de Judô (ATJ), conquistou a inédita medalha de bronze, na modalidade Nage-no-kata, com os judocas Jaison Tavares e Vanderlei Kaupezinski. Lucca Firmino Ferreira também conquistou um bronze, na categoria de 81 kg. Mais destaques aconteceram durante o Jasc: Natasha Ferreira (52 kg) e Marcelo Ferreira Vaz (100 kg) conquistaram uma medalha de prata cada durante o torneio.

Já nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc), disputada de 22 a 30 de julho em Curitibanos, a ATJ, ficou na 20° colocação geral no masculino e na 21° feminina. Participaram atletas de 15 a 17 anos.

Os judocas que representaram a cidade foram: Arthur Eufrásio (até 50 kg), Victor Rosa de Jesus (até 50 kg), Elizângelo Corrêa Maurício Junior (50 a 55 kg), Danilo Müller Joaquim (55 a 60 kg), Tiago de Almeida da Rosa (55 a 60 kg), Caio Guedes Fernandes (60 a 66 kg), André Almeida da Rosa (60 a 66 kg), Vitor Ferreira Maciel (73 a 81 kg), Carlos Henrique Antunes (acima de 90 kg), Arthur Felipe Coelho (acima de 90 kg), Anabelle Camargo Gabriel (52 a 57 kg), Helena Roberta Souza (57 a 63 kg) e Manuela de Almeida da Rosa (acima de 70 kg).

Nos Joguinhos, o judô esteve presente na etapa Estadual em Blumenau. Participaram atletas de 16 a 19 anos, e Tubarão ocupou a 15° colocação feminina e 23° no masculino. Arthur Eufrazio, Elizangelo Correa Mauricio Junior, Gustavo Almeida da Rosa, Danilo Müller Joaquim, Caio Guedes Fernandes, Helena Roberta Souza e Manuela de Almeida da Rosa, representaram a cidade.

Seguindo nas competições a nível estadual, a equipe conquistou boas colocações na Copa SKD, realizada na cidade de Itajaí. Confira as colocações na categoria sub-18:

– Manuela de Almeida da Rosa – 1° lugar (+70kg);

– Helena Roberta Souza – 3° lugar (-70kg);

– Arthur Nunes Eufrásio – 4° lugar (-50kg);

– Caio Guedes Fernandes – 5 º lugar (-66kg);

– Elizângelo Corrêa Maurício Junior – 5° lugar (60kg);

– André Almeida da Rosa – 5° lugar (60kg).

Mais pódios vieram, desta vez na cidade de São José, no Campeonato Estadual sub-18 Sênior. Erik Onofre Vitorassi Soares (-90kg) e Lucca Ferreira (sênior 73kg) foram 2° lugar no torneio. Arthur Henrique Martins dos Santos (sênior -66kg) foi 3° colocado na mesma competição.

Box de Tubarão participa do Jasc pela primeira vez

Uma novidade no Jasc 2022, foi a primeira participação do Box de Tubarão no torneio. Duas medalhas de prata foram conquistadas. O lutador Gustavo Oliveira, na categoria até 91 Kg (pesado), e também o Helton dos Anjos, na categoria acima de 91 Kg (superpesado) foram os medalhistas da vez, deixando a equipe no quinto lugar geral.As lutas de Tubarão recebem apoio da prefeitura através da Fundação Municipal de Esporte (FME), por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.