Alunos da escola João Paulo I elegem grêmio estudantil

Os alunos da escola municipal João Paulo I (CAIC) tiveram uma experiência diferente nesta semana. Os estudantes do 6º ao 9º ano participaram da eleição do Grêmio Estudantil.

E a eleição foi realizada com todos os processos eleitorais, desde a inscrição das chapas, que tiveram que apresentar suas propostas, passando pela campanha, bastante acirrada, e encerrando com a votação e contagem dos votos.

Três chapas participaram da eleição e, por fim, a chapa “Força Jovem”, composta por alunos do 8º ano, foi a vencedora com 64 votos. A chapa “Uma escola melhor para todos” recebeu 29 votos e a “Geração do Futuro” obteve 27 votos.

A diretora da unidade escolar, Luciane da Silva Cardoso explica que a realização da eleição foi um processo bastante enriquecedor, já que os alunos experimentaram na prática todas as etapas que regem uma eleição. “Os alunos se empenharam muito, se envolveram com a campanha de suas chapas e acompanharam de perto todo o processo. Foi uma prática de cidadania”, afirma.

A posse da chapa vencedora acontecerá no final de março e o grupo vai cumprir o mandato 2023-2025. Dentre as propostas apresentadas durante a campanha estão melhorias do ambiente escolar, como a reforma do ginásio e pintura.

A criação de grêmios estudantis é incentivada pela Fundação Municipal de Educação, pois é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. “Toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da escola. E as atividades dos grêmios estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política, contribuindo para sua formação e o enriquecimento educacional”, analisa Luciane.