Campanha de imunização contra a gripe inicia na próxima segunda-feira (10)
Em reunião realizada na 20ª Gerência Regional de Saúde na tarde desta terça-feira (4), a Coordenação de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS) debateu as estratégias que serão utilizadas durante a campanha de vacinação da Influenza (gripe), que inicia nacionalmente na próxima segunda-feira (10).
A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Em Tubarão, a vacinação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com e sem salas de vacinação. Também será feito o “Dia D de Vacinação” para Influenza e a dose de reforço Bivalente, que protege contra a variante Ômicron da Covid-19, no dia 29 de abril.
Como novidade, a campanha deste ano contemplará todos os grupos prioritários de uma única vez. Esta será a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, e acontece no período de 10 de abril até 31 de maio. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura vacinal completa neste ano, e o público-alvo corresponde a 81.766.016 pessoas em todo país.
Confira os Grupos Prioritários:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas;
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas (aldeados, residem em terras e agrupamentos não homologados e indígenas vivendo fora de terras indígenas);
Idosos com 60 anos ou mais;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
População privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.