Memórias de Tubarão: Vila dos Engenheiros
Dando sequência à série de documentos históricos divulgados semanalmente através da Fundação Municipal de Cultura, o registro desta segunda-feira (6) trata sobre antiga Vila dos Engenheiros. Atualmente o local é sede do Paço Municipal de Tubarão, onde se encontra a prefeitura da cidade.
A propriedade foi atribuída inicialmente a Empresa Carbonífera Criciúma, e teve a construção iniciada no ano de 1943. Através do Decreto nº 961, de 6/05/1986, o então prefeito de Tubarão e advogado, Miguel Ximenes de Melo Filho, declarou como utilidade pública, a aquisição por parte do município a área de terra onde hoje está situada a atual Prefeitura Municipal.
Ainda antes de ser levantada a Vila dos Engenheiros, existia uma casa no local, que pode ser conferida na primeira foto da galeria. A casa pertencia a Acácio Patrício Lima, e foi demolida para construção da Vila. Ainda abaixo, é possível conferir o Decreto que declara a aquisição da propriedade por parte do município, que antes pertencia à carbonífera.
As pesquisas dos materiais apresentados são feitas pelas servidoras do Arquivo Histórico Municipal. Estes e outros documentos encontram-se disponíveis para consulta diretamente no Arquivo Histórico, localizado no segundo piso da antiga estação rodoviária, na Av. Marcolino Martins Cabral, com horário de funcionamento das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.