Clube de Caça e Tiro

Fundado em 1950, o clube de Caça, Tiro e Pesca José Siebert é um clube voltado para a prática de tiro. No entanto, o clube também oferece outras estruturas para os mais de 250 sócios. A equipe de tiro ao prato representa Tubarão em diversas competições em níveis regional, estadual e nacional.

 

O tiro esportivo começou como uma prática militar e posteriormente se desenvolveu como lazer. Durante o século 19, com a Revolução Industrial, a caça como fonte de alimentação foi se tornando cada vez menos necessária, e o tiro foi se transformando em esporte muito popular, nos países europeus e nos Estados Unidos.

 

A National Rifle Association, dos Estados Unidos, foi fundada em 1871, sendo fundamental no desenvolvimento e organização do esporte, primeiro nos Estados Unidos, e logo em todos os países de língua inglesa.

 

O coronel Peter Hawker foi o primeiro a codificar as regras do tiro na época moderna publicando, em 1814, seu livro “Instruções da Arte do Tiro para o Jovem Esportista”. Nas primeiras Olimpíadas da era moderna, disputadas em 1896, em Atenas, na Grécia, o tiro foi um dos esportes incluídos no programa oficial, com a disputa de três provas. O primeiro campeonato mundial foi disputado em 1897, na França. Dez anos depois, oito países fundaram, em Zurique, a União Internacional das Federações e Associações de Tiro. Dissolvida em 1915 durante a Primeira Guerra, a entidade foi reorganizada em 1921, com um novo nome: União Internacional de Tiro.