Liga Tubaronense de Futebol – LTF

A Liga Tubaronense de Futebol é a entidade esportiva mais antiga de Santa Catarina, foi fundada dia 21 de março de 1939. Inicialmente chamava-se Associação Esportiva Sul Catarinense (A.E.S.C.), seus clubes fundadores foram Hercílio Luz F.C, Grêmio Desportivo Cidade Azul, Sul Catarinense F.C, Barriga Verde F.C (Laguna), Imbituba Atlético Clube (Imbituba) e Esporte Clube Conde D’Eu (Orleans). O objetivo era de promover campeonatos e torneios de futebol amador por toda a região Sul de Santa Catarina.

 

Em assembleia geral realizada no Clube Sete de julho, no dia 16 de maio de 1939, foi aprovado o Estatuto da Associação, eleita e empossada a nova diretoria social para gerir a associação no período de 1939/1940: Presidente: Ataliba Brasil, Vice – Jaime Sá, 1ª Secretário – Zelindro Damiani, 2° Secretário – Raulino Rosa, 1° Tesoureiro – João Deupizzo, 2° Tesoureiro – Alfredo Bernardini e Diretor Técnico – Roberto Francalacci. 

 

O primeiro campeonato organizado pela A.E.S.C. iniciou em 30 de julho de 1939, com a participação de todos os filiados da região Sul do estado, entre eles: Hercílio, luz FC, Grêmio Desportivo Cidade Azul, Sul Catarinense FC (ambos de Tubarão), Barriga Verde FC (Laguna), Imbituba Atlético Clube (Imbituba), Esporte Clube Conde D’Eu, João Teixeira FC, Magalhães FC (Laguna) e Henrique Lage FC (Lauro Müller), no estádio do Hercílio Luz F. C., onde também ocorreu a inauguração da associação. Por falta e não obtendo registro, não foi possível identificar o jogo de abertura, bem como, o campeão deste campeonato.

 

Em uma assembleia geral realizada na sede do Clube 29 de Junho, em 22 de dezembro de 1941, reuniram-se diretores e representantes dos clubes filiados à A.E.S.C., para a apresentação e aprovação do novo estatuto, onde a associação passaria a se chamar Liga Tubaronense de Desporto (LTD). A LTD tinha por objetivo promover campeonatos e torneios de futebol amador e de qualquer dos desportos que não obtivessem ligas próprias, como: remo, tênis, atletismo, natação, saltos, polo, vôlei, entre outros.

 

Em 5 de maio de 1963, em assembleia geral foi votado o novo Estatuto, a partir daí a LTD começou a se chamar Liga Tubaronense de Futebol, onde seus objetivos eram a promoção e realização de campeonatos e torneios de futebol amador na cidade de Tubarão e região, o que se prolonga até os dias de hoje.

SITE: Liga Tubaronense de Futebol – O Site Oficial da Liga Tubaronense de Futebol (ltf.com.br)