Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente – COMBEMTU

A Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente – COMBEMTU – desenvolve essencialmente, atividades socioeducativas no contra turno escolar, voltadas a crianças e adolescentes de 05 a 17 anos, encaminhados pelos CRAS do município. O propósito consiste em educar no sentido amplo, integral, transcender a escolarização e desenvolver competências para a vida futura, ampliando possibilidades e escolhas.

A motivação para a criação da instituição nascem em 1974, após a enchente que abalou a cidade, sendo o intuito inicial contribuir com as comunidades atingidas. O registro oficial ocorreu em 13 de agosto de 1975.

A proposta de atendimento está em conformidade com a tipificação nacional de serviços socioassistenciais, sendo embasada em experiências lúdicas, culturais, esportivas e preparação para o mundo do trabalhos, além de contribuir para inserção, reinserção, e permanência no sistema escolar.

A instituição também oferece o Programa Aprendiz, a fim de promover à inserção e à permanência de jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. Praticado em parceria com as empresas, o programa é destinado à formação técnico profissional de adolescentes.

Atualmente, são assistidos 340 crianças, adolescentes e jovens, sendo 200 ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e 140 ao Programa de Aprendizagem (Jovem Aprendiz).

O dia a dia é dinâmico, com atividades conduzidas pelos educadores sociais e oficinas como Informática, Esporte, Cultura e Apoio Sociocognitivo. Uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogo social, psicólogo clínico e psicopedagoga, soma ao atendimento e dá vida ao propósito de promover mudanças sociais e transformar vidas. Os atendidos são o centro da organização, sendo o desafio da equipe, expandir o seu potencial, preparando-os para as escolhas da vida em sociedade.

Logo, a organização completará 50 anos, mantendo a essência em relação ao seu maior patrimônio, os atendidos e, consequentemente, o engajamento com a causa social.

 

SITE: https://www.combemtu.com.br 

Endereço: Avenida Patrício Lima, 2.200, Humaitá de Cima, CEP 88704-360

Telefone: (48) 3628-0965 / WhatsApp: (48) 3192-0286