Associação Tubaronense de Apoio às Famílias – STAN

A Associação Tubaronense de Apoio às Famílias – STAN surgiu em 1952, como entidade de proteção social básica e de Assistência Social para atender crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A prática da solidariedade, da benesse e da busca ativa de donativos para as famílias e indivíduos em situação de abandono e extrema pobreza era muito comum na década de 1950 em Tubarão e até em municípios vizinhos. Prática esta que se perpetua até os dias de hoje com um diferencial através da Política Nacional de Assistência Social que regulamente, tipifica e organiza programas, projetos, serviços e benefícios aos indivíduos e suas famílias, garantindo não só as aquisições sociais e materiais como também a divulgação dos seus direitos e deveres, o que caracteriza a área social em Tubarão.

A STAN vem ofertando atendimento neuropsicopedagógico, psicológico, pedagógico e de serviço social. É oferecido ainda oficinas de musicalização, judô, educação física, informática, meditação, grupo de vivência, apoio pedagógico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Município de Tubarão.

Além da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes dos seis aos 18 anos. São servidos dois lanches, café e almoço por dia para 100 crianças e adolescentes. Há, ainda, o projeto “Educando Cidadãos do Amanhã”, com recursos do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, Segurança Alimentar e Sustentabilidade, Casa de Passagem – “Espaço Acolher” para mulheres vítimas de violência.

Na segurança alimentar a instituição presta atendimento a 100 famílias cadastradas, em um total de 297 pessoas beneficiadas mensalmente. É ofertado também para as famílias e grupos de mulheres oficinas de artesanato, pintura e crochê. São realizadas ações como bazar semanal, sempre às segundas-feiras, assim como doações de vestimentas, kits de bebês, e etc.

A STAN desenvolve suas ações e serviços em sede própria, localizada na Rua 27 de Maio, nº 159, no Centro.

SITE: https://www.scfvstan.wixsite.com