Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE

Fundada em 1966, a APAE de Tubarão é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que promove a prevenção e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla produzindo e difundindo conhecimentos. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento, a organização promove apoio a pesquisas, produz e difunde conhecimentos científicos, trabalha pela defesa e garantia de direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual.

Segmentados pela idade e necessidades específicas e meio período, atende os mais de 500 alunos da APAE de Tubarão têm à disposição os programas pedagógicos, além de atividades extraclasse como brinquedoteca, Educação Física, Artes, Informática, Musicoterapia, Videoteca, Hidroterapia, Equoterapia, Atletismo, Tecnologia Assistiva e Pedia Suit, bem como os serviços prestados pelo Centro de Reabilitação.

Além disso, promove inclusão social, estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e a vida produtiva laboral.

Assim sendo, no ano de 1966, um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla sentiram a necessidade de um espaço que atendesse seus filhos e não mediram esforços em mostrar à sociedade a importância de se construir tal espaço e que este fosse um local propício para o desenvolvimento das suas potencialidades.

Desta forma, em 25 de julho de 1966 a Associação de Pais e Amigos do Excepcional inicia seus trabalhos, atendendo à época seis alunos. Atualmente, atende todos os dias 293 educandos que possuem algum tipo de deficiência intelectual, múltipla e autismo. 

SITE: https://www.apaetubarao.org.br