Sociedade Musical Lira Tubaronense

A Sociedade Musical Lira Tubaronense foi fundada em 14 de novembro de 1908 por Januário Honório de Souza, Francisco Orige, Esmeraldino Bessa, Belmiro Antunes, Luiz Isidoro, Manuel Claudino, Miguel Jeremias, Francisco Ernesto, André Lima, Manuel Fernandes e João Rosa.

Presente em praticamente todos os cerimoniais cívicos, religiosos e políticos da região, leva alegria, respeito e emoção a todos aqueles que compartilharam suas melodias.

A Sociedade Musical Lira Tubaronense abriga em suas dependências uma escola de música, aberta a toda comunidade, que se destina, gratuitamente, à formação de músicos para a própria Sociedade. Desde o aprendizado até a formação, o aprendiz e o músico recebem de forma gratuita instrumentos e uniformes, para que possam participar da Banda. Isso só é possível devido aos convênios firmados com o FIA/CMDCA e Fundação Municipal de Cultura. Atendemos crianças oriundas de parcerias com CRAS, STAN, Fundação Educacional Joana de Angelis, EEB João Teixeira Nunes e comunidade em geral, e contando com o apoio da Fundação Municipal de Educação.

A Lira Tubaronense que tem sua sede desde 1931, devido a sua reforma, precisou ficar desativada por um tempo.

Regida por um Estatuto Social, a Sociedade Musical Lira Tubaronense é composta por uma diretoria e músicos que prestam serviços gratuitos. Hoje tem como regente, a Sra. Josilaine Alano, sub-regente o Sr. Marivaldo de Aguiar, na presidência o Sr. Murilo Silveira Muraro e, como Coordenadora de Projetos, a Sra. Faida Denise Rodrigues da Silva. É reconhecida de Utilidade Pública Municipal desde 20 de novembro de 1984 e de Utilidade Pública Estadual desde 22 de junho de 2005; também é declarada Patrimônio Imaterial Cultural do Município de Tubarão/SC conforme o Decreto nº 5.109, de 15 de junho de 2020, Possui Cadastro Cultural Municipal de Tubarão, certificado CCM nº 001.003.001 – 01; e Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA nº 051/CMDCA/2023.

 
OBJETIVOS

Conforme o nosso Estatuto:

Art. 4º – A Associação tem por objetivo:

I – expandir a arte e a cultura da música, por meio da execução de instrumentos de sopro e percussão;

II – Prestar atendimento à criança e ao adolescente, oferecendo aulas gratuitas de música e instrumentos de sopro e percussão em instalações físicas adequadas, por profissionais idôneos e habilitados, de forma a zelar pelo cumprimento e respeito aos direitos e garantias previstas no estatuto da criança e do adolescente.

SITE: liratubaronense.com.br