Alimentação Escolar

Divulgação/PMT

Até chegar à mesa para as refeições dos mais de seis mil alunos dos 32 Centros de Educação Infantil e das 14 Escolas Municipais de Educação Básica da rede municipal de ensino de Tubarão, a Alimentação Escolar passa por uma série de etapas para atender exigências de qualidade e segurança alimentar. O resultado prático se observa na tão esperada hora da alimentação: crianças bem alimentadas e metas nutricionais garantidas.

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) é responsável por cumprir às normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é o órgão que coordena o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE possui como um dos seus objetivos o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.

A preparação dos cardápios é feita pela equipe de nutricionistas da Fundação Municipal de Educação e a preparação das refeições fica por conta das 142 merendeiras das unidades escolares. Os cardápios são planejados levando-se em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e para garantir o seu bem estar durante o período em que permanecem nas escolas. Para que os lanches e refeições cumpram normas técnicas, exigências nutricionais, segurança alimentar e controle de qualidade, integrantes do DAE e merendeiras participam de capacitação anual.

Além disso, a implantação do Selo de Qualidade, feita em 2018, foi outra iniciativa para melhorar ainda mais a qualidade da alimentação escolar. Para receberem a certificação, as unidades escolares precisam cumprir uma série de tarefas e exigências estabelecidas pelo DAE, que são avaliadas durante as visitas técnicas realizadas ao longo do ano letivo. Entre os itens avaliados estão a organização e higienização da cozinha, cumprimento do cardápio, controle de estoque, cuidados durante a produção das refeições e destinação do lixo. Dessa maneira a equipe que trabalha em cada unidade fica mais engajada para garantir a qualidade e a segurança alimentar deste programa que é parte fundamental da Fundação Municipal de Educação.

A compra dos produtos e gêneros alimentícios que abastecem a Alimentação Escolar não pode ser esquecida, pois é um dos principais diferenciais do processo. Desde 2018 a prefeitura decidiu fazer a licitação direcionada para empresas locais, fortalecendo a economia municipal e transformando Tubarão em referência para outras cidades catarinenses.

Já em relação à compra de produtos oriundos da Agricultura Familiar, desde 2012 a prefeitura, o DAE e parceiros têm trabalhado para ampliar a variedade de produtos disponíveis no cardápio das unidades escolares e também os investimentos nestes produtos. Entre eles estão frutas, legumes e verduras variadas, com opções orgânicas e convencionais, ovos, panificados, sucos e até mesmo carne suína, frango e peixe, que enriquecem as refeições servidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino.