Escuta especializada é tema de capacitação de gestores da rede municipal de ensino

Gestoras das escolas da rede municipal de ensino de Tubarão participaram na tarde da última terça-feira (6), de capacitação sobre a implantação da escuta especializada de criança e adolescentes vítimas e ou testemunhas de violência

 

Durante a capacitação realizada na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social foram abordados procedimentos, fluxos, encaminhamentos e articulação da rede do Sistema de Garantias de Direito.

 

A escuta especializada foi implantada no município em outubro de 2022 com o intuito de definir parâmetros para a escuta de crianças e e adolescentes que sofrem ou vivenciam situações de violência, orientando a atuação dos profissionais que compõem os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), como a rede de proteção social, os sistemas de segurança pública e justiça, de forma a evitar a repetição desnecessária dos fatos vividos e a consequente revitimização.

 

A escuta especializada é um procedimento de entrevista de crianças ou adolescentes vítimas de violência que deve ser realizada pelas instituições da rede de promoção e proteção, formada por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros.



Em Tubarão, uma equipe de 15 profissionais, sendo cinco da Saúde, cinco da Educação e cinco da Assistência Social está habilitada para realizar a escuta. Na sede da Fundação Municipal de Educação foi montada uma sala própria para o procedimento.