Confira as próximas estreias de Tubarão no Jasc

A 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), mobiliza atletas de diversos esportes por todo o estado. Entre estes esportistas, estão os tubaronenses, que viajam até Rio do Sul, local da competição neste ano.

 

A partir desta sexta-feira (18), a ginástica rítmica de Tubarão será representada. A ginasta Larissa Bittencourt participará nas provas individuais de arco, bola, maças e fita. Caso Larissa se classifique ao longo da sexta, disputa as finais individuais, a partir do sábado (19).

 

A sexta-feira também será marcada pelas estreias do judô e do karatê. No judô masculino, Tubarão disputa com outras 23 cidades enquanto no feminino, serão 20 cidades no total.

 

A equipe de karatê embarcou nesta quinta-feira (17) para a competição. Dezenove cidades competem no masculino e 14 no feminino. O karatê de Tubarão é muito bem representado pela Associação Impacto, equipe que foi destaque com os jovens atletas na disputa dos Joguinhos, no mês de setembro. Na ocasião, Tubarão foi campeão do karatê, com cinco medalhas de ouro, três de prata e outras quatro de bronze. Mais recentemente, a Associação Impacto recebeu o título de melhor equipe de karatê do país, após ganhar o ouro na categoria geral de clubes, no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em São Paulo.

 

O mundo das lutas já chama atenção por parte da Cidade Azul desde o início do Jasc. O jiu-jitsu finalizou na 5ª colocação geral no masculino e na 7ª feminina. Gabriel Rodrigues (pesadíssimo) e Bárbara Santana (leve) foram ouro. Manoel Miguel da Rocha (médio) foi medalha de prata e o bronze ficou por conta de Ariel Godoy (pluma), Yan Garcia (leve), Lukas Teles (meio pesado) e Edilaine Dantas (pesadíssimo). Neste ramo, uma estreia inédita importante foi no box, onde Gustavo Oliveira (pesado) e Helton dos Anjos (superpesado) foram medalhas de prata, deixando Tubarão na quinta colocação geral.

 

Seguindo o ritmo das estreias, o ciclismo por parte de Tubarão inicia as provas no sábado. Os atletas Nivaldo, Pierri, Otávio Brasil, Luiz Felipe e Renan Tártari vão representar a cidade na Maratona XCM, única modalidade onde os tubaronenses competem neste Jasc.

 

O bolão 23 feminino deu o “ponta pé” inicial nesta quinta, ao ganhar de Palmitos por 1.257 X 1.198. Mais tarde encara o município de Timbó, e se vencer, estará classificado para as eliminatórias, que iniciam a partir de sábado. A final está marcada para domingo (20).

 

Os atletas contam as horas no relógio para realizarem suas estreias, mas o Jasc também é feito de despedidas. Na tarde desta quinta, o futsal feminino encerra a participação, na partida contra Itajaí. Tubarão foi derrotado por Xanxerê (4 X 2) e Brusque (7 X 0), e já está eliminado da competição.

 

Como informado anteriormente, o primeiro ouro de Tubarão veio logo no segundo dia de Jasc, com as competições de tiro. O município foi representado na modalidade Trap Americano Individual pelos atiradores Valter Schmoeller, Rogerio Felisberto, Leandro Cardoso, Tiago Mendes, Jucinei da Rosa, Érico Nunes, Caio Felipe e Rodrigo dos Santos.

 

O esporte de Tubarão recebe apoio da prefeitura através da Fundação Municipal de Esporte (FME), por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.