CAPS II proporciona dinâmica a seus pacientes em alusão ao Janeiro Branco
Pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS II, participaram nesta terça-feira (14) da dinâmica “Coração em Dobras”, conduzida pela arteterapeuta Schirlei Alegre, que teve como objetivo proporcionar uma vivência transformadora a eles através da promoção do equilíbrio emocional, do autoconhecimento e da resiliência.
Através da dobradura simbólica de corações, os participantes expressaram sentimentos, emoções e desejos. A atividade liberou tensões, promoveu relaxamento e estimulou a criatividade, e posteriormente permitiu que os participantes se conectassem, compartilhassem experiências e se sentissem ouvidos, apresentando mudanças significativas nos participantes com sorrisos, lágrimas de alívio e olhares renovados. A arte se tornou um canal poderoso para processar emoções e encontrar paz interior.
A arteterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza a expressão artística como meio de promover renovação emocional, equilíbrio e autoconhecimento. Essa abordagem se baseia na premissa de que a criatividade pode ser um poderoso instrumento para processar emoções e promover mudanças positivas, sendo uma ferramenta valiosa na jornada de autoconhecimento.
“Estou grata por fazer parte dessa jornada com meus pacientes”, avaliou Schirlei.
JANEIRO BRANCO – O Janeiro Branco é uma campanha que visa chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD realiza, no próximo dia 29, dentro da programação da campanha, uma roda de conversa sobre o tema com os pacientes atendidos na unidade, conduzida pela Dra. Camila Fernandes e pelo educador físico Rafael Caumo.
Foto: Divulgação/PMT