Mais de 50 alunas concluem diversos cursos técnicos do Projeto Tubarão + Mulher
Mais de 50 mulheres das mais variadas idades celebraram nesta terça-feira (10), a conclusão do Projeto Tubarão + Mulher, uma iniciativa da Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Procuradoria da Mulher e Faculdade Senac e apoio da Unisul. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Senac.
Os cursos oferecido pelo projeto foram: Técnicas Básicas de Costura; Técnicas de Cozinha, Salgados e Doces; Alimentando com Criatividade e Saúde; Boas Práticas de Fabricação e Higiene de Alimentos; Culinária Sem Açúcar com Sabor; Geração de Renda para Empreendedores de Pequenos Negócios; Marketing Pessoal: Imagem e Postura Profissional; e Técnicas e Conceitos Sobre o Mundo do Trabalho. A duração de cada curso variava desde algumas horas até dois ou três meses.
Mesmo sendo de áreas diferentes, todos os cursos tinham um objetivo em comum: proporcionar competências e habilidades para que as mulheres se tornassem protagonistas em suas casas e famílias e, também, alcançar a independência financeira. Tudo isso coube de maneira simbólica no certificado de conclusão recebido pelas 56 mulheres que concluíram os cursos.
A goiana Natália Resende Silva há três anos mora em Tubarão e foi uma das mulheres que concluiu um dos cursos do Programa Tubarão + Mulher. Natália fez curso de Geração de renda para Empreendedores de Pequenos Negócios e já está colocando em prática o que aprendeu no curso. “Aprendi, principalmente a precificar meu produto, a fazer planilha de custos, o que me ajudará muito a ampliar meus lucros”.
Natália faz doces e aproveitou a solenidade de formatura para vender seus produtos para as outras formandas e para os convidados. “Foi um curso maravilhoso e pretendo fazer agora o curso de Marketing Pessoal também oferecido pelo programa”, planeja.
Maria de Lourdes Godoi, moradora do bairro Passagem também participou da formatura. Ela tem 81 anos e a idade não foi impedimento para ela que concluiu o curso de Culinária: sem açúcar, com sabor. “Aprendi a fazer um bolo de laranja delicioso”, conta a formada.