Cuidadores aprovados em processo seletivo participam de reunião de instruções
Cuidadores aprovados em um processo seletivo da Prefeitura de Tubarão participaram nesta segunda-feira (10), de uma reunião com gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social. Os novos servidores foram informados sobre suas atribuições e objetivos do serviço.
A partir do dia 1º de julho, os cuidadores vão atuar no Serviço de Acolhimento Institucional Bem Viver, espaço que acolhe, de forma provisória, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por decisão judicial. O SAI Bem Viver funciona de forma ininterrupta e presta a proteção integral, garantindo o atendimento de toas as necessidades dos acolhidos.
“Um processo de seleção criterioso e treinamento adequado dos profissionais que atuarão no Serviços de Acolhimento é essencial para a garantia de contratação de pessoal qualificado e com perfil adequado ao desenvolvimento de suas funções, possibilitando a oferta de um serviço de qualidade às crianças e adolescentes”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social Kelly Botega Fortunato.
Entre as atividades desenvolvidas pelos cuidadores, estão os cuidados básicos com alimentação, higiene e proteção; relação afetiva personalizada e individualizada com cada criança e/ou adolescente; organização do ambiente; auxílio à criança e ao adolescente para lidar com sua história de vida, fortalecimento da autoestima e construção da identidade; acompanhamento nos serviços de saúde, escola e outros serviços requeridos no cotidiano e apoio na preparação da criança ou adolescente para o desligamento do acolhimento quando estiver apta para voltar ao acolhimento familiar ou adoção.