Monitoras e alunas do Programa Mulheres em Ação participam da Feira Algodão Doce
As monitoras e alunas do Programa Mulheres em Ação, cadastradas no setor grupos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), participaram do 14ª Festival de Artesanato – Feira Algodão Doce.
A Feira composta por vários trabalhos desenvolvidos por profissionais de várias regiões, que puderam mostrar o universo de artesanatos por meio de várias técnicas, aconteceu no espaço CENTROSUL, em Florianópolis. A coordenadora do Setor Grupos, assistente social Kátia Bressan acompanhou as monitoras.
“Participar do evento proporcionou o maior conhecimento, além da troca de experiências, pois a exposição permitiu conhecer, valorizar e apreciar os trabalhos, como bordados, costura, crochê, decoupage, patchwork, sabonetes artesanais e cosméticos, velas artesanais entre outros, assim como ter acesso a projetos e materiais que podem ser usados na confecção de vários artesanatos”, ressaltou Kátia.
Os Grupos de Mulheres, por meio do Programa Mulheres em Ação, são acompanhadas pelo setor grupos, com o desenvolvimento de várias oficinas de artesanatos nos bairros da comunidade. As monitoras das atividades repassam as suas alunas várias técnicas, que permitem desenvolver aptidões diversas e habilidades manuais.
Nas oficinas, aprendem a trabalhar em equipe, respeitando o espaço, além de desenvolverem atributos como a capacidade de superação, criatividade, liderança, planejamento, paciência e persistência. A atividade artesanal é considerada, também, um importante meio de incrementar a economia doméstica, além de desenvolver imaginação, memória, atenção e coordenação, proporcionando o bem-estar social.