Alunos do programa Geração 2050 concluem capacitação nesta semana
Depois de três meses de estudos, alunos do 6º ao 9º ano, que integraram a edição 2023 do programa Geração 2050, concluem nesta quinta-feira (30) a qualificação ofertada em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Fundação Municipal de Educação da Prefeitura de Tubarão e o SENAI, bem como empresários da área da Tecnologia da Informação.
O programa Geração 2050 é uma das vertentes do projeto Tubarão 180º, que tem como objetivo preparar e despertar o engajamento de jovens estudantes para o mercado de trabalho na área da tecnologia. Desde que foi lançado em 2018, o programa contou com a participação de cerca de 300 jovens do 6º ao 9º ano, da rede municipal de ensino de Tubarão, sendo importante ferramenta para a descoberta de novos talentos para o segmento tecnológico, encarreiramento de jovens às empresas locais e estímulo ao empreendedorismo em negócios de base tecnológica.
Conforme o gerente de operações do SESI/SENAI Regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto, o programa Geração 2050 vem se tornando um alicerce fundamental para a criação da cultura tecnológica em Tubarão: “Através dele, estamos incentivando as crianças e adolescentes a seguirem uma carreira em tecnologia da informação, um dos mercados mais promissores para o futuro e conectado diretamente com o plano de desenvolvimento econômico do município”.
Para o prefeito Jairo Cascaes, cada turma que se encerra marca também o início de uma jornada promissória para esses jovens no cenário tecnológico. O investimento na capacitação desses estudantes reflete o compromisso da cidade com o desenvolvimento econômico e a promoção de oportunidades nessa área que está em constante crescimento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Fernando Vechi aproveitou a oportunidade para parabenizar a participação dos estudantes neste projeto, e ressaltou que, embora o programa tenha um cunho profissionalizante, ainda que os estudantes não optem futuramente por continuarem carreira profissional nessa área promissora, que é a área de tecnologia, certamente a participação no programa os ajudou a desenvolver habilidades que serão aproveitadas em qualquer profissão que desejarem seguir.
Em 2023, os estudantes além de obterem conhecimentos diversos nas áreas de Informática básica, Introdução à Programação, Desenvolvimento de Sistemas entre outros temas, tiveram a oportunidade de desenvolver diversas competências comportamentais, as soft skills, essenciais para atuação no mercado de trabalho.
Além disso, participaram também de eventos importantes, como o Hackaton – desafio na área de tecnologia e a Apresentação de Projetos finais, que foram criados e desenvolvidos para que eles pudessem colocar em prática o que foi executado em sala de aula, direcionando-os também ao empreendedorismo.
O Hackathon teve como objetivo trazer soluções tecnológicas e inovadoras, reunindo estudantes para desenvolverem ferramentas a fim de obterem uma solução criativa, na área da sustentabilidade. Neste ano, os alunos buscaram soluções que pudessem ajudar as necessidades da região. A equipe Pato’s, formada pelos alunos Rodrigo Luiz, Daniel Domingues, Eduardo Fraga, Vitor Cargnin, foi a vencedora do desafio. O projeto desenvolvido por eles mostrou ideias e resoluções para os problemas causados pelas enchentes na cidade.
Outro momento importante foi a Apresentação dos Projetos Finais, onde foram desenvolvidos sites para divulgação de eventos da Cidade Azul em vários segmentos. Essa proposta é para auxiliar as empresas da região a divulgarem seus eventos de forma mais objetiva.