Fundação Municipal de Cultura apoiará o Projeto Brincando Capoeira
Na tarde desta terça-feira (18) o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura Carlos Zamparetti esteve reunido com a museóloga Silvana Silva de Souza, do Museu Ferroviário, e com a diretora da Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício, professora Christiane Martins Matias, com o objetivo de discutir o Projeto Brincando Capoeira: Mostra Cultural e Batizado, e a parceria com a FMC.
Segundo a diretora o referido projeto tem como objetivo promover um evento público de graduação para os estudantes da EMEB Faustina da Luz Patrício, na Praça Pery Camisão, como meio de valorizar a prática da capoeira no ambiente escolar, sua integração com capoeiristas de toda a região, além da integração social entre os praticantes da arte, a comunidade escolar e a população local.
Para Silvana Silva de Souza, colaboradora do projeto, a capoeira é expressão reconhecida como patrimônio cultural nacional, carrega em seus valores fundamentais a essência da cultura brasileira. O evento terá como objetivo principal promover e valorizar essa prática no ambiente escolar com estudantes oriundos de realidades complexas e socialmente frágeis, de modo a oportunizar o fortalecimento de identidades, o reconhecimento da realidade e a promoção de ações de mudança no cotidiano de crianças e adolescentes participantes.
O evento, gratuito, será realizado no dia 05 de agosto, na Praça Pery Camisão, ao lado da Casa da Cidade, das 14 às 16 horas.
O trabalho de capoeira é desenvolvido pelo Mestre Capoeirista e professor de Educação Física Agostinho da Silva Higino. Além de todo o conhecimento teórico adquirido por meio de pesquisa acadêmica e ações desenvolvidas em projetos socioculturais, sua vivência na tradição das Rodas de Capoeira e sua formação a partir da tradição e do contato direto com a prática tornam seu trabalho de formação amplo e complexo, abrangendo diferentes áreas.