Jogos educativos são estratégias para facilitar aprendizado
Tornar as aulas mais atrativas é uma das formas de despertar a atenção dos alunos para que possam assimilar os conteúdos com mais facilidade.
Os jogos educativos, virtuais ou analógicos, são uma das estratégias utilizadas pelos professores da rede municipal de ensino de Tubarão para repassar os assuntos de modo divertido.
A professora Mabel Vieira Camilo, do 3º ano da escola João Hilário de Mello, trabalhou o tema Patrimônios Culturais, por meio de um jogo virtual no tablet. Os alunos adoraram a experiência e se divertiram enquanto aprendiam.
Já na escola Manoel Rufino Francisco, a professora Camille Cordova da Rosa, docente de Matemática dos anos finais, transformou as aulas em diversão por meio da gamificação. No entanto, a professora optou por jogos de tabuleiro, com o intuito de incentivar e atrair a atenção dos alunos.
A gamificação é aplicada na sala de aula para abordar os assuntos da disciplina, considerada pelos alunos uma das mais difíceis. A Trilha Matemática, um jogo de tabuleiro criado pela educadora, aborda o tema operações entre frações. Nela, os alunos se divertem resolvendo problemas e situações do cotidiano contidos em cartas. Mas, como a tecnologia está bastante inserida na vida dos jovens, para incentivar a autonomia do estudante, a professora fez correções em códigos QRCodes, favorecendo positivamente o uso de tecnologia na escola.