Contenção (ronda) vai prevenir inundações na região dos campos da Eira

A Secretaria de Agricultura e Interior finaliza a construção da barreira de contenção, a popular “ronda”, na região do campo da Eira, que vai prevenir inundações caso o nível do Rio Tubarão se eleve e saia da calha. A medida vai beneficiar mais de 400 pequenos criadores de gado da Coopercampo que, juntos, têm um rebanho de mais de 3.500 bovinos nessa área.

Nesta terça-feira (23), o prefeito Gelson Bento e o Secretário de Agricultura e Interior Jairo Sampaio estiveram no local para observar o trabalho de prevenção junto com o presidente da Coopercampo João Batista Campo. O vereador Zaga Reis também acompanhou o grupo.

A barreira que o setor agropecuário conhece como ronda foi feita nos campos da Eira nos últimos meses através de uma escavadeira hidráulica, que removeu parte do solo ou material assoreado de um canal próximo. Toda terra foi jogada para o lado, formando uma barreira de contenção contínua. A ronda da Coopercampo é paralela à rodovia Aggeu Medeiros e ao Rio Tubarão e tem uma extensão de cerca de sete quilômetros.

A escavadeira e o operador Cristiano Braga, da secretaria de Agricultura e Interior, continuarão no local por mais duas semanas para finalizar um trecho de 200 metros ainda sem a proteção. Em 2022, todo o campo foi inundado pela enchente, já que não havia a proteção que agora está sendo finalizada.