Tubarão em Movimento: pesquisa detalha sobre os veículos de carga que rodam no município
O Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão (PlanMob) segue em andamento. Vários estudos e levantamentos detalhando dados sobre a temática na cidade foram realizadas pela empresa Tecnotran e semanalmente são divulgados como curiosidades na série de reportagens “Tubarão em Movimento”.
Para a perfeita execução do plano, as opiniões e sugestões dos cidadãos tubaronenses são fundamentais, e os canais oficiais de comunicação estão a disposição. A temática desta terça-feira (9) destaca sobre a origem e destino dos veículos de carga que trafegam no município.
Verificou-se que a maioria das entregas realizadas no momento da pesquisa (51,2%), são viagens que fizeram o movimento externo-interno, ou seja, deslocamentos que iniciaram em outro município e tiveram Tubarão como destino final das entregas dos produtos. Analisando o movimento inverso, interno-externo, verificou-se que apenas 14 entrevistados informaram iniciar o deslocamento em Tubarão com destino a outro município. Observou-se que houve uma grande quantidade de deslocamentos internos ao próprio município (38,1%).
Sobre os deslocamentos que tiveram origem em outro município, verificou-se que as cidades de São Paulo, com 12,5%, e Criciúma com 11,9%, foram as responsáveis pela maioria das viagens originadas em outra localidade. Cidades vizinhas também apresentaram respostas significativas quanto a origem das viagens. Estão na lista Jaguaruna (7,5%), Içara (6,9%), Braço do Norte (6,3%) e Itajaí (6,3%).
Em relação aos deslocamentos internos ao próprio município, verificou-se que os pares de origem/destino mais significativos, ou seja, os locais em que houve mais trocas de deslocamentos foram: Centro/Oficinas com 22,7%; Humaitá/Centro com 7,2% e São João Margem Direita/Centro com 6,2% dos deslocamentos totais. No total, foram 281 entrevistados.
Deixe suas sugestões através do e-mail imprensa@tubarao.sc.gov.br ou do WhatsApp da prefeitura de Tubarão: (48) 9 8419-7310. As opiniões dos cidadãos serão repassadas diretamente ao secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Evandro Almeida, que atua em conjunto com a Tecnotran para o desenvolvimento do PlanMob de Tubarão.