Tubaronense é destaque do futebol feminino em solo americano

O futebol é uma paixão de muitos brasileiros desde a infância. No caso da tubaronense Laura Maria, não é diferente. O grande diferencial desta atleta, é que ela parou de jogar em solo catarinense, e passou a brilhar no “soccer” dos Estados Unidos.

Laura tem 23 anos, e é jogadora da equipe de futebol feminino da Oklahoma Wesleyan University, na cidade de Bartleville (EUA). Na atual temporada, a jogadora detém a marca de 56 gols marcados e 25 assistências. Ela foi considerada a melhor jogadora e recordista da Associação Nacional de Atletismo Intercolegial (Naia) na temporada de 2022.

O esporte está presente em Laura desde os 10 anos. Ela iniciou no futsal, treinando com os professores da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Tubarão. Apesar de dar os primeiros passos no esporte em Tubarão, foi na cidade de Criciúma que Laura obteve as maiores conquistas. Ela foi campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e também dos Jogos Sul-Americanos Escolares representando o município.

Depois das conquistas e convocações para a Seleção Brasileira de Futsal de base, aos 14 anos, Laura migrou para as quatro linhas do futebol de campo. Nesta época, ela foi convocada para a Seleção Brasileira sub-17, onde ficou um tempo treinando com as demais companheiras no Rio de Janeiro.

Foi depois da experiência que ela se apaixonou de vez pelos gramados. Na época de Criciúma, Laura já era tinha seu talento notado. Após recomendações da ex-treinadora, a tubaronense recebeu uma bolsa de estudos integral, na Universidade de Oklahoma. Ela está no país americano desde agosto de 2018, e se forma no próximo dia 17 em Educação Física.

Na universidade ela já foi atleta do ano, e na atual temporada bateu o recorde de atleta com mais gols e assistências. Ela também já foi considerada a jogadora do ano e é a atual capitã da equipe feminina de futebol da Oklahoma Wesleyan Universityn.