Programa de tabagismo teve encerramento para os pacientes participantes

Nesta terça-feira (22), foi realizado o encerramento do grupo de tabagismo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) I e II, do bairro Passagem.

O programa, que é vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou em setembro, e durante este período, os pacientes foram acompanhados por profissionais da saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida dos mesmos.

Os profissionais de saúde de ambas as UBS participaram do programa, que foi coordenado pela enfermeira Solange de Souza Castelini. “Encerramos o grupo com muita satisfação em poder ajudar a melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, destaca.

O tabagismo está associado a doenças evitáveis, como por exemplo, as que acometem as condições pulmonares e cardiovasculares dos fumantes.

Parar de fumar não é fácil, mas quando o paciente toma consciência dos maus que o cigarro traz a saúde, o processo se torna mais tranquilo.

O programa segue os protocolos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que indica que o paciente deve entender todos os tipos de dependência do cigarro, que estão associadas a dependência química, comportamental e psicológica.