Semana da Pátria é aberta em Tubarão

Ao som da fanfarra da escola Maria Emília Rocha e com a presença de estudantes de escolas municipais Cleto Silva, Faustina da Luz Patrício, João Hilário de Melo e do colégio São José e autoridades civis e militares, a Semana da Pátria foi aberta oficialmente em Tubarão. A solenidade, que contou com o hasteamento das bandeiras e Hino Nacional, ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º).

A solenidade ocorreu na Praça Walter Zumblick, em frente ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, a partir das 9h. A fanfarra da escola Maria Emília Rocha deu o tom para que os estudantes das demais escolas desfilassem pelas avenidas Rodovalho e Marcolino Martins Cabral, finalizando em frente às bandeiras da praça. Em seguida, a fanfarra fez uma apresentação especial, mostrando o talento dos alunos da escola localizada no bairro Recife. A Guarda Municipal realizou o monitoramento do trânsito para que os estudantes pudessem realizar o desfile, contornando a praça Walter Zumblick.

Para o prefeito Olavio Falchetti, hoje a independência da qual trata o Sete de Setembro não está mais relacionada às questões financeiras e sociais e sim a conceitos morais. “As amarras não são mais de caráter social ou financeiro e sim de conceitos morais, éticos e de justiça que precisam ser vencidos paulatinamente para que o próprio povo brasileiro aprenda a valorizar e valorizar-se a fim de que possamos viver uma cultura de participação coletiva, focando no bem comum em detrimento do particularismo ou de interesses de pequenos grupos que na grande maioria das vezes só atrasa o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade”, afirmou o prefeito durante discurso.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza, afirma que a Semana da Pátria tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a independência. “É um bom momento para pensar no que significa independência e as atividades nas escolas são realizadas para estimular também o patriotismo”, relata.

Ao longo desta semana, várias escolas realizam desfiles pelas comunidades (confira no anexo). E exatamente esta ação foi elogiada pelo comandante da 3º Cia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, major Gilson Tomelin. “Pela experiência que temos em outros locais do Brasil, são poucos municípios que realizam uma série de atividades comemorativas. Muitos tem se restrito ao desfile no dia 7. E em Tubarão não é só uma semana de atividades, como estas ações ocorrem nas comunidades, o que amplia as comemorações”, afirma o comandante.

A solenidade foi finalizada com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Daiani Santinoni e pelo violonista Lucas Suárez.

O desfile cívico-militar ocorre no domingo, a partir das 8h, na avenida Marcolino Martins Cabral, da antiga rodoviária até o início da praça Sete de Setembro.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT