ESF faz ação em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Nesta sexta-feira (29) é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para marcar a data a unidade de saúde São Martinho 2 realizou ações de conscientização com a comunidade.

A estrada principal do bairro, rua José Alves dos Santos Passos, foi palco de uma blitz educativa no período da manhã, com a entrega de fôlderes que mostram os malefícios do cigarro. A equipe da ESF produziu, com materiais recicláveis, um pulmão artificial, para demonstrar o processo de intoxicação. ”Essa atividade serviu de convite para os usuários da comunidade que têm interesse em fazer parte do grupo de tabagismo”, explicou a enfermeira da ESF, Alyne Lopes Zanini.

No local alguns fumantes foram abordados pelos profissionais da unidade, no caso de Maria Elizete de Souza, o uso do cigarro atrapalha as atividades diárias. “Fumo seis cigarros por hora e deixo de fazer as atividades de casa para não deixar de fumar”, relatou Maria Elizete. Outro morador do bairro, Aleir Moraes Maiate, hoje, já consegue passar três horas sem colocar o cigarro na boca, e segundo ele isso é possível com o apoio do adesivo. “Mas antes disso, em duas horas já teria consumido três cigarros”, contou Aleir.

De acordo com informações do INCA – Ministério da Saúde, o tabagismo gera uma perda mundial de 200 bilhões de dólares por ano. “Este valor, calculado pelo Banco Mundial, é o resultado da soma de vários fatores, como o tratamento das doenças relacionadas ao tabaco, mortes de cidadãos em idade produtiva, maior índice de aposentadorias precoces, aumento no índice de faltas ao trabalho e menor rendimento produtivo”, explica o órgão.

A coordenação da Atenção Básica, através da enfermeira de Políticas em Saúde, parabeniza a unidade de saúde São Martinho 2 pela iniciativa. “A campanha de conscientização desenvolvida neste dia, por esses profissionais, foi uma educação em saúde, e esse é o principal trabalho da atenção básica: prevenir os problemas levando informações para as comunidades”, agradeceu a enfermeira Solange Castelini.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT